Cidadania Digital

Olá a todos os visitantes do nosso blog, desde já agradecemos o tempo que nos dispensam.

Cidadania Digital

   O tema que hoje vos vamos apresentar é a Cidadania digital.Cidadania Digital (Digital Citizenship) é o uso responsável e apropriado da tecnologia.
 
        Trata-se de um conjunto de ações associadas ao uso tecnológico, as quais envolvem compreensão, cautela, consciência e respeito, e são efetuadas pelo indivíduo de modo a encontrar tanto a satisfação das suas necessidades, quanto a manutenção do bem-estar social. Tanto em casa como nas escolas o ensino da Cidadania Digital deve fazer parte do quotidiano de todos nós.

  O que postar nas redes sociais? Com qual objetivo? Com quem compartilhar? Que fotos colocar? Quem mais poderá ter acesso a estas informações além dos meus amigos? Como elas podem afetar a minha imagem pessoal e profissional hoje e no futuro?Tudo que colocamos na internet deixa uma pegada e um rasto que ficarão registados para sempre. É a “marca digital (“Digital Footprint”) de cada um.

    
   A prática da cidadania digital requer a atuação de alguns fatores que, em conjunto, possibilitam ao indivíduo usufruir plena e legalmente de todos os benefícios proporcionados pelas tecnologias.




    Alguns desses elementos são:

   A Etiqueta digital que consiste no conjunto de padrões que devem orientar os procedimentos e condutas nos meios digitais. Adquire o uso de linguagem apropriada ao grau de formalidade e rapidez da interação, o tipo de exposição própria e dos outros, assim como as formas de comportamento.
     
   A Comunicação digital refere-se à forma de trocas de informação entre os usuários dos ambientes virtuais. Por meio dos aplicativos de mensagens, e-mails, redes sociais e outros espaços de interação online, as pessoas podem comunicar com outras em qualquer lugar do mundo.

   A Literacia digital corresponde aos processos de aprendizagem e ensino relativos às propriedades e aos usos dos recursos tecnológicos. De nada adianta a tecnologia se os cidadãos não sabem utilizá-la.

   O Acesso digital diz respeito à existência de oportunidades reais de participação das pessoas em variados acontecimentos do universo digital.Visa combater a exclusão digital.

   O Comércio digital corresponde às transações de compra e venda de produtos e serviços que são feitas por meio do ambiente digital. Essa atividade está em expansão em todo o mundo.

   A Lei digital corresponde ao estabelecimento de legislação específica que rege as ações permitidas e aponta os atos proibidos no universo digital. Como cidadão digital, todo o usuário das ferramentas tecnológicas deve seguir as normas éticas e legais que fundamentam as condutas nesse tipo de ambiente.

   O elemento relativo ao Direito e responsabilidade digital está associado à liberdade a que os usuários das tecnologias online têm direito. Assim, os cidadãos têm determinados direitos, resguardados pela Constituição, tais como: liberdade de expressão e privacidade.

   A Saúde e bem-estar digital refere-se à manutenção e à criação de condições físicas e psicológicas favoráveis aos cidadãos digitais. Trata-se de buscar o equilíbrio entre o uso das tecnologias e a promoção de hábitos saudáveis.

    A Segurança digital diz respeito às precauções necessárias para a garantia da proteção de dados. Também no mundo digital, há pessoas especializadas na prática dos mais diversos tipos de crime. Por isso, os usuários devem ter cuidado, utilizando dispositivos com softwares antivírus e outros mecanismos de segurança.

    De nada adianta entender o conceito de Cidadania digital, bem como os seus elementos e o território abrangido por ele, e as relações que mantém com a orientação educacional sem saber para que serve. Por isso, seguem-se algumas ideias que pode seguir e aplicá-las na prática quotidiana do mundo digital.

1.     Conheça os recursos que utiliza;
2.     Seja cuidadoso com os seus dados;
3.     Respeite o espaço dos outros;
4.     Tenha cuidado com as informações recebidas;
5.     Compartilhe apenas o que tem a certeza que é seguro;
6.     Reflita sobre as suas ações no mundo digital;
7.     Alerte os seus colegas, amigos e familiares sobre a cidadania digital.


“Não podemos ficar zangados com as nossas crianças pelo uso inapropriado da tecnologia se não lhes ensinarmos o que consideramos apropriado. Mas, para ajudaras crianças e os jovens, os pais e professores precisam de entender quais são as questões relevantes não apenas sobre a internet, mas sobre todas as tecnologias”. (Mike Ribble)

Webgrafia:




Comentários

Mensagens populares