Realidade Virtual VS Realidade Aumentada

Saudações caros visitantes!



 Realidade Virtual Vs Realidade Aumentada


   Imaginemos que a linha entre o real e o virtual não existe. Poderia transformar a sala de aula no universo. Ou viver o passado como se fosse o presente. E ver o que lhe é familiar de uma forma totalmente nova.

    Bem-vindo a um novo mundo.


   A Imersividade (o utilizador tem a sensação de estar dentro do mundo virtual e que é capaz de manipular os objetos ali presentes como se eles fossem reais), é o maior objetivo da  Realidade Virtual (RV) e é sobre ela que vamos falar.

  Ao longo dos anos o Homem esteve rodeado das mais diversas formas de entretenimento. Aliás,é um dos maiores negócios (senão o maior) à face da Terra. Tem diversas formas, como por exemplo: televisão, música, cinema e jogos. Mas, e se a estas formas de entretenimento adicionarmos cultura, viagens, atividades radicais e todo um outro conjunto de atividades?


Oculus Rift 
   A Realidade Virtual, nasce precisamente desta vontade de tornar o entretenimento como algo generalizado. A principal desigualdade está presente na diferença entre assistir um filme ou fazer parte dele; em ver uma imagem aérea ou poder ser um pássaro e voar alto...
   Realidade Virtual é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação diferente do que está a ver.

  


   Este video mostra-nos o uso dos Oculus Rift.
   Um dos grandes problemas dos HMD atuais, está relacionado com o movimento do utilizador no mundo virtual e o acompanhamento da imagem visualizada no ecrã. Se o tempo de actualização for demasiado grande, isto irá provocar enjoos e náuseas ao utilizador. O Oculus Rift tenta minimizar isto utilizando ecrãs AMOLED de baixa persistência, que diminuem o efeito de motion-blur.


   Enganam-se aqueles que pensam que a Realidade Virtual só serve para jogar e ver vídeos. Cientistas, médicos, investigadores clínicos e professores de medicina, estão cada vez mais, a aplicar a tecnologia à pratica da atividade, para facilitar os treinos clínicos e os diagnósticos. 





    A Realidade Aumentada (RA), é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado com o real, possibilitando assim uma maior interação entre os dois mundos e disponibilizando diversas maneiras de realizarmos certas tarefas. É incrivelmente útil para solucionar problemas do dia a dia.

   Nós olhamos para uma pessoa e vemos informações sobre ela, quem ela é, que estudos ela tem, etc. Na Realidade Aumentada, o principal objetivo é aumentar a realidade com informações adicionais devidamente alinhadas com a visão do usuário e do mundo real. De certa forma, tenta iludir os sentidos humanos, mas é uma ilusão muito simples, uma vez que o usuário continua a ver o mundo real.

    Esta realidade poderá também ser bastante útil no ramo da medicina, pois, pode fornecer durante uma operação, informações que seriam úteis ao médico.




    Além disso, a Realidade Aumentada pode auxiliar na medicina, em casos de pessoas que sofrem de fobias, como por exemplo, fobias de baratas ou aranhas. Podem utilizar a realidade aumentada no tratamento, com um smartphone ou Oculus. O médico pode, por exemplo, apresentar modelos de um inseto a caminhar sobre a palma da mão do paciente. Auxiliando assim no tratamento da fobia sem ter que usar uma aranha ou barata real. Tal como podes ver no vídeo seguinte:







Os três componentes básicos necessários à existência da Realidade Aumentada são:
 1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;
 2. Câmara ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;
 3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmara ou dispositivo.


 O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:
 1. Coloca-se o objeto real em frente à câmara, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.
 2. A câmara “vê” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.
 3. O software já estará programado para  determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmara. 

 4. O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.

   Um dos usos mais conhecidos da Realidade Aumentada foi sem dúvida o jogo: Pokémon GO
O facto de podermos encontrar um Pokémon em qualquer lugar, e ativar a câmara para capturá-lo como se estivesse realmente na sua frente, faz-nos sentir como se estivéssemos dentro do jogo. E esse, é o objetivo da Realidade Aumentada.


   
   Nós acreditamos que num futuro próximo, será muito mais comum as aplicações de telemóvel possuírem a  Realidade Aumentada como principal ferramenta. Um mundo onde saímos por aí a ver o mundo real, complementado de informações virtuais.



   A possibilidade de gerar sensações, antecipar eventos ainda não ocorridos, proporcionar a otimização de processos, entre outros aspectos, torna a Realidade Virtual (RV) e as suas variações, como por exemplo, a Realidade Aumentada (RA), grandes promessas para várias indústrias.






Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada
https://www.apple.com/pt/ios/augmented-reality/
https://www.tecmundo.com.br/realidade-aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm
https://tecnoblog.net/195283/realidade-virtual-aumentada-aplicacao-diferenca-futuro/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual
http://web.ist.utl.pt/ist170613/
https://www.infoescola.com/tecnologia/realidade-virtual/
https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/09/o-que-e-realidade-virtual-entenda-melhor-como-funciona-a-tecnologia.html
https://www.youtube.com/watch?v=gfZx_Oio4bk&t=133s

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