A cor está presente em tudo o que observamos
OLÁ caros visitantes!!!
“A cor está presente em tudo o que observamos”
Conceitos como a natureza do olho humano, a luz e a cor são aspetos essenciais para os sistemas gráficos reproduzirem as cores. Surgem, assim, o modelo cor, cujo o principal objetivo é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada
por um ponto.
Pixel, resolução, profundidade de cor, tamanho do ficheiro
Pixel:
O número de pixeis ao longo da altura e do comprimento da imagem bitmap constitui as dimensões da imagem em pixeis. O tamanho de uma imagem no ecrã é determinado pela dimensão do pixel da imagem.
Resolução:
O número de pixeis apresentados por unidade, geralmente ponto por polegada ou em inglês pixeis per inch (ppi). Nos programas de imagem a resolução da imagem e as dimensões em pixeis são interdependentes. A qualidade de detalhe de uma imagem depende da dimensão dos pixeis, enquanto que a resolução da imagem controla quanto espaço há entre os pixeis, na impressão.
Profundidade de cor:
Profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp) particularmente, quando especificado junto com o número de bits usados.
Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.
Tamanho do ficheiro:
O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem. O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixeis da imagem, isto é, imagens com um número maior de pixeis podem reproduzir mais detalhes.
Modelo RGB (Red, Green, Blue - Vermelho, Verde, Azul)
Este modelo de cor é dependente dos dispositivos que o usam. Diferentes dispositivos possuem diferentes valores de RGB, uma vez que os valores numéricos que representam o R, o G e o B variam de fabricante para fabricante.
O modelo RGB é actualmente usado por uma variedade de dispositivos de multimédia, tais como monitores, televisões CRT e LCD, ecrãs de telemóveis, projectores de vídeo e ecrãs LED.
É de notar que as impressoras não usam este modelo, usando por outro lado, o modelo CMYK, devido ao facto de que as impressoras são dispositivos que usam modelos de cor subtrativos, não aditivos.
Características:
A profundidade de cor indica o número de bits usados para representar a cor de um pixel numa imagem, mas também pode ser conhecido por profundidade do pixel e é definido por bits por píxel (bpp). A profundidade de cor das imagens varia com o número de cores presentes na imagem.
Aplicações:
As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão.
Modelo CMYK (Cyan,Magenta,Yellow,Black- Ciano, Magenta, Amarelo, Preto)
O modelo de cor CMYK contrasta com o modelo RGB, uma vez que é um modelo subtractivo, baseando-se na maneira de como as cores são criadas naturalmente.
Este modelo é primariamente utilizado pelas impressoras na impressão de documentos e imagens. Este é um modelo tipicamente restrito a estes dispositivos. A sua sigla contém as iniciais das quatro cores usadas na impressão: Ciano, Magenta, Amarelo e o Preto.
O modelo CMYK pode ser caracterizado como um inverso do modelo RGB, visto que as três cores primárias do modelo RGB (Vermelho, Verde e Azul) são, de facto, as cores secundárias do modelo CMYK.
Aplicações:
Modelo HSV (Hue, Saturation, Value - Tonalidade, Saturação, Valor)
O modelo HSV é um modelo de cor que, contrariamente aos modelos RGB e CMYK, usa um esquema cilindrico para representar as cores. Desenvolvido em 1970, este modelo é utilizado principalmente em ferramentas de selecção de cor e em programas de edição de imagem.
Este modelo usa três valores distintos para representar uma cor:
Saturação (Saturation): O valor Saturação indica a intensidade da tonalidade, ou seja, se se
trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor entre 0 e 100%.
Valor (Value): Traduz a luminosidade/brilho da cor, ou seja, a quantidade de luz que a cor contém. Exprime-se também num valor entre 0 e 100%.
O modelo HSV é baseado na forma de como um artista plástico visualiza as cores, combinando a tonalidade com os valores de brilho e de saturação.
Em geral, este modelo é considerado mais intuitivo do que o modelo de cor RGB.
Aplicações:
O modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico, pois para os artistas plásticos este modelo é mais intuitivo de utilizar que o modelo RGB. Sendo assim, estes obtêm as cores das suas pinturas através da combinação da tonalidade com elementos de brilho e saturação e não através de combinações de vermelho, verde e azul.
Modelo YUV
O modelo de cor YUV possui uma particularidade face aos modelos RGB e CMYK, que é o facto de guardar a informação da luminância, separada da informação da crominância, o que reduz significativamente o volume de informação a ser trabalhado.
Isto significa, por exemplo, que com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a informação de luminância, o que reduz significativamente a informação armazenada e assim permite uma boa compressão dos dados sem grandes perdas de qualidade na imagem.
--- > Este modelo é geralmente utilizado nas televisões a cores, uma vez que o modelo permite a fácil separação dos sinais de televisão a preto e branco dos sinais de televisão a cores, guardando separadamente as informações. Outro uso geral deste modelo é nas câmaras de vídeo, na captura dos seus sinais.
Aplicações:
O modelo YUV é adequado para as televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e os sinais a cores são facilmente separados. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem_digital
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/jorge-fonseca-de-almeida/detalhe/uma-imagem-vale-mais-que-mil-palavras
http://dfmesteves.blogspot.com/search/label/1.%C2%BA%20Per%C3%ADodo
https://anasoares1.wordpress.com/2010/11/22/introducao-a-imagem-digital-definicao-de-pixel-e-cores-digitais/
Apontamentos da aula, Imagem;
http://pt.wikipedia.org/wiki/RGB
http://pt.wikipedia.org/wiki/RGB
Comentários
Enviar um comentário