Tipo de Média TEXTO

Olá visitantes!!


Tipo de Média TEXTO

    A fonte tipográfica, nada mais é que um protótipo ou conjunto de caracteres tipográficos que apresentam o mesmo formato, as mesmas características e, geralmente, mantêm o mesmo tamanho, como por exemplo as fontes Arial, Tahoma, Verdana, entre outras ou fonte negritafonte itálicafonte sublinhada, conhecidos como família tipográfica, ou seja, variação estilística de determinada fonte.


   A utilização do termo “fonte”, que substitui a expressão “tipo de letra” surgida pelo aparecimento de computadores anglicizados e pelo ajuste de programas da Microsoft para português, porém as duas nomenclaturas são plausíveis e acedidas.
   As fontes são divididas em grupos, devido as suas características, contudo existem quatro tipo de fontes fundamentais, que explicaremos a seguir:

Fontes bitmapped
   As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. 


Fontes escaladas

   As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas( rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.


Fontes Serifadas:
   Geralmente esse tipo de fonte é utilizado em textos corridos, uma vez que guiam o olhar do leitor pelo texto, fazendo com que este leia as palavras completas e não as letras individuais. As fontes serifadas causam esse efeito, pois os prolongamentos finais deixam a impressão de união das letras e palavras. Podemos citar como exemplo as fontes Times New Roman, Garamond, Bodoni, Didot e Caslon.
Fontes com serifas são mais utilizadas em textos corridos
Fontes não Serifadas: 
   Conhecidas também como Sans-Serif ou sem Serifa, essas fontes são recomendadas para títulos, anúncios ou textos que serão visto principalmente no monitor, pois transmitem clareza, leveza e organização. Uma vez que chama atenção para cada palavra, e não para o texto por inteiro, atraem o leitor de forma mais impactante. Alguns exemplos: Helvética, Arial, Optima, Kabel, entre outras.



WEBGRAFIA:
https://ai-b.blogs.sapo.pt/4330.html
https://greeceintech.wordpress.com/2014/10/29/tipos-de-fontes-bitmapped-e-escaladas/
https://www.printi.com.br/blog/tipografia-e-suas-fontes-fundamentais
https://wordart.com/

Comentários

Mensagens populares